Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumFórum de perguntas: Contabilidade Geral e AvançadaA12 q100
Please or Cadastrar to create posts and topics.

A12 q100

Boa noite Igor. Na aula 12, questão 100, (que pede "Uma entidade apresentava, em 31/12/2017, a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) a seguir.") É apresentado um terreno da seguinte maneira:

Venda de terreno 60.000

Baixa do terreno vendido – 30.000;

Depois, na DVA, usa-se somente 30 mil. A minha dúvida é a seguinte: se a DVA mostra o valor distribuído que a empresa criou, não seria certo ela distribuir esses 60 mil (q incluem o lucro)? Ao invés de apenas os 30k da baixa..

Felipe, no item 1 da DVA (Receitas) são consideradas as "Outras Receitas", que representam os valores que sejam oriundos, principalmente, de baixas por alienação de ativos não-circulantes, tais como resultados na venda de imobilizado, de investimentos, e outras transações incluídas na demonstração do resultado do exercício que não configuram reconhecimento de transferência à entidade de riqueza criada por outras entidades.

Sendo assim, no item 1 da DVA deverá ser apresentado o lucro (ou o prejuízo) com a venda do terreno (e não seu valor de venda). Neste caso, o valor que a empresa adicionou (criou) foi de R$ 30.000 (e não R$ 60 mil).

É a mesma lógica que utilizamos com Estoques. Ocorre que neste caso consideramos o valor efetivo de venda, pois logo no item 2 da DVA (insumos adquiridos de terceiros) apresentamos o custo dos estoques vendidos (através do CMV).

O cara que inventou a DVA até poderia ter considerado, na venda de um imobilizado, o valor de venda no item 1 e criado uma rubrica própria no item 2 para evidenciar o custo do item vendido (seu valor contábil, por exemplo). Mas não foi o caso...

Abraço!

Igor Cintra

plugins premium WordPress