Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumFórum de perguntas: Contabilidade de CustosCusto Variável e MOD
Please or Cadastrar to create posts and topics.

Custo Variável e MOD

Professor,

Por que a Mão de Obra direta é classificada como custo variável ?

Ela não se enquadra melhor na definição de custo fixo (ou custo semifixo) ?

Entendo que uma indústria contrata seus operários de fábrica de acordo com o nível que ela espera produzir. Se a indústria estima uma capacidade produtiva de 10.000 itens, ela conratará a quantidade de operários necessária para tanto. Assim, supondo que a folha salarial dos MOD seja de R$ 100.000, esse valor não será alterado com a quantidade de itens realmente produzidos. Independentemente da empresa produzir 8.000 itens ou 7.000 itens ou ainda 10.000 itens, o gasto com salários dos MOD será sempre R$ 100.000. Agora, caso ela pretenda aumentar ou diminuir a capacidade produtiva, aí sim ela terá que contratar ou demitir operários, alterando o valor da MOD.

Poderia explicar melhor o motivo que leva a classificar MOD como Custo Variável ?

Obrigado !

Felipe, por definição custo fixo é aquele que independe do volume produtivo.

A mão de obra é um custo variável, pois quanto mais se produz, maior seu valor. Iss não quer dizer que seu valor praticado seja todo mês variável, ok? No seu exemplo, se a entidade deseja produzir sempre um número definido de unidades o valor total da mão de obra será constante (não vamos falar fixo para não confundir). No entanto, isso não tira a característica de ser um custo variável, pois se a entidade desejasse, por exemplo, produzir o dobro de unidades certamente o valor da mão de obra será maior.

A mesma análise pode ser realizada para a matéria-prima. Quando mais produzo, maior o custo total com a matéria-prima. Se a entidade desejar fabricar o mesmo número de unidades em tese o valor total gasto com matéria-prima será sempre constante.

Abraço

Igor Cintra

plugins premium WordPress