Please or Cadastrar to create posts and topics.

Custos Controláveis e Custos Não Controláveis

Professor,

Você poderia explicar melhor o que diferencia os Custos Controláveis dos Não Controláveis, por favor ?

Não consegui entender essa diferença pela teoria da Aula 01.

Você deu como exemplo de custos não controláveis os Impostos e os Encargos Sociais, mas tais custos não podem ser controlados pela empresa ? Ou seja, se ela é capaz de saber o quanto gasta mensalmente com estes itens, isto não é uma forma de controle ?

Já a questão 55 considerou a Depreciação como custos não controláveis, por quê ? No meu entendimento, este custo tbm pode ser controlado uma vez que a empresa pode saber a depreciação mensal de cada equipamente.

Obrigado !

Felipe, neste caso o controle não tem relação com a capacidade de mensuração (saber o valor).

Por definição custos controláveis são os itens de custo que podem ser controlados por alguém dentro de sua escala hierárquica. Custo não-controlável, pro sua vez, é aquele que não está diretamente sob responsabilidade e controle de uma determinada pessoa cujo desempenho se quer analisar.

Um diretor de produção não tem controle sobre o valor dos impostos e encargos sociais incidentes sobre seu departamento. Tenha cuidado, pois ele sabe quais são os valores (basta calcular), mas não tem controle sobre isso. Quem define as alíquotas e bases de cálculo é o governo. A entidade apenas cumpre a legislação, sacou?

Em relação à depreciação, considero que seja não controlável pois ela é definida de acordo com a vida útil estimada. Sendo assim, não há controle sobre seu valor.

Existem autores que mencionar que os custos não controláveis não existem de fato, o que existe é custo só controlável em nível hierárquico superior ao que se está analisando. Exemplo: o diretor do departamento de produção não definiu a vida útil do equipamento para fins de depreciação, mas seu superior sim. Neste caso a depreciação seria um custo controlável no nível hierárquico superior, mas não para o diretor (que não definiu a vida útil).

Em outras palavras, os gerentes têm que ser responsabilizados por custos ou lucros sobre os quais têm poder de decisão (custos controláveis).

Abraço

Igor Cintra

plugins premium WordPress