Please or Cadastrar to create posts and topics.

Questão FCC Equivalente de Produção

Professor fiquei em dúvida nessa questão aqui: https://www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/1760

Eu fiz ela após essa aqui que é relacionada a mesma prova: ( https://www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/1759 )

Eu tinha acertado a questão anterior fazendo o equivalente de produção de cada componente do produto. Quando a questão seguinte pediu o valor dos produtos em elaboração eu achei, primeiramente, que a parte mais lógica a se fazer fosse simplesmente calcular o valor que não foi considerado como produto acabado pelo equivalente de produção (no caso seria o 1/3 de MO e 1/4 do CIF).

Como não cheguei a nenhuma resposta peguei o percentual dos produtos em elaboração sobre os totais (3600/12100) e multipliquei pelos custos totais o que também resulto em um valor que não chega a nenhuma alternativa.

Ao ver a explicação dada pelo comentário do professor eu não entendi o motivo que mesmo que 100% da MP já tivesse sido empregada no produto não acabado mesmo assim ela ainda seja considerada não acabada.

Finalmente eu vi que se eu pegasse o valor da questão anterior (389,10) e multiplicasse apenas pelo valor das unidades acabadas (8500) e diminuísse esse valor do custo total (4575330) eu acharia o resultado da questão. Mas isso não fez sentido para mim porque eu contabilizei valores de custos não acabados nas unidades de produtos acabados.

Poderia explicar melhor para mim o raciocínio por trás da resolução dessa questão?

Kaidi, você tem que ter em mente que o custo da produção acabada reflete o custo de um produto integralmente finalizado.  O produto apenas está pronto quando todos os custos estiverem 100% realizados (matéria-prima, mão de obra e CIF).

Nesta questão há informação de que no mês de março houve a produção de 12.100 unidades, sendo que 8.500 foram acabadas e 3.600 não foram acabadas. Destas 3.600 unidades ainda em elaboração 100% da matéria-prima já foi aplicada (ainda faz parte do custo dos produtos em elaboração, pois o produto ainda não está pronto), além de ter alpicado 2/3 da mão-de-obra e 3/4 dos custos indiretos de fabricação. Assim, segundo o conceito do equivalente de produção, estas 3.600 unidades não acabadas equivalem as seguintes quantidades de produtos acabados (devidamente segregado).

  • MAT: 3.600 unidades (100% x 3.600 unid)
  • MOD: 2.400 unidades (2/3 x 3.600 unid)
  • CIF: 2.700 unidades (3/4 x 3.600 unid)

Essa análise é realizada apenas para fins do cálculo do valor unitário da produção acabada (afinal convertemos a produção ainda não acabada em produção acabada).

Com isso podemos, enfim, calcular os custos unitários de produção:

  • MAT Unit = R$ 3.200.450 / 8.500 unid + 3.600 unid = R$ 264,50
  • MOD Unit = R$ 749.920 / 8.500 unid + 2.400 unid = R$ 68,80
  • MOD CIF = R$ 624.960 / 8.500 unid + 2.700 unid = R$ 55,80

Conclui-se, então, que o custo de um produto 100% pronto custou unitariamente R$ 389,10.

No entanto nem todos os produtos estão prontos, mas apenas 8.500 unidades. Assim, o custo da produção acabada é de R$ 3.307.350 (8.500 unid x R$ 389,10/unid).

Para saber o custo dos produtos em elaboração basta pegar o custo total e subtrair do custo da produção acabada.

Custo Total = MAT + MOD + CIF
Custo Total = R$ 3.200.450 + R$ 749.920 + R$ 624.960 = R$ 4.575.330

Assim:

Custo da Produção em Elaboração = Custo Total - Custo da Produção Acabada
Custo da Produção em Elaboração = R$ 4.575.330 - R$ 3.307.350 = R$ 1.267.980

Abraço!

Igor Cintra

Se entendi bem professor nas questões de Equivalente de Produção o meu objetivo de realizar essa conta é para poder saber qual seria o custo unitário daquele período considerando a produção semi-acabada.

Uma vez que o período se encerra eu "travo" esse valor do custo unitário e no próximo período só utilizo aquele percentual do equivalente que não foi usado no período anterior correto?

Exatamente. Você transforma as unidades semi-acabadas em unidades acabadas para calcular, através do equivalente de produção, o custo unitário (como se todas unidades iniciadas tivessem sido finalizadas no período).

Evidente que as unidades acabadas são transferidas da conta Estoques de Produtos em Elaboração para a conta Estoque de Produtos Acabados. As unidades ainda não finalizadas, por sua vez, continuam na conta Estoques de Produtos em Elaboração.

Abraço

Igor Cintra

plugins premium WordPress