Please or Cadastrar to create posts and topics.

"Jurisprudência" FCC - Ponto de equilibro contábil

Professor fiquei com dúvida na forma que a FCC cobra esse assunto e peguei duas questões dela para explicar (mas isso acontece com algumas da banca nesse assunto).

Nessa questão (mais antiga) a banca determina a produção do período  (em 300) e pede seu PEC.

https://www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/377122

Como ela já determinou a produção e disse que seria usado o Custeio por Absorção, para se chegar ao gabarito era preciso não apenas aplicar a fórmula do PEC = CF + DF / MCu. Era preciso saber que parte do valor do estoque não iria para o resultado e sim ficaria imobilizado. Por isso quem fizesse só com a fórmula chegaria em 150 unidades e da outra forma em 75 (o gabarito).

Só que em outras questões mais recentes a banca não segue o "preciosismo" que seguiu nessa questão. Até me fez sentido a lógica usada para chegar no gabarito. Contudo normalmente ela acaba usando diretamente a fórmula que citei sem se preocupar.

Por exemplo: nessa questão aqui: https://www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/259040

Ela nem citou se seria por absorção ou variável e não se encontra resposta se for usar o método usado para responder a questão inicial de 2010. Mas a questão determina a produção do período (em 2.000) assim como na questão anterior.

Observando as questões mais recentes (2019 e 2018) vi que a Banca evitou determinar o volume da produção o que faz com que os cálculos (tanto pelo método variável quanto por absorção) na prática sejam os mesmo. Mas se vir em uma questão o volume da produção no período (como em 2010 e 2015) e pedir o PEC quando dos dois posicionamentos você aconselhar seguir para resolver a questão? Usar a fórmula do PEC diretamente ou não?

Não é questão de jurisprudência, é maldade mesmo!

Quando falamos em Ponto de Equilíbrio está implícito que estamos utilizando o conceito de custeio variável (afinal o custo fixo, neste caso, é apropriado diretamente ao resultado sem transitar pelos estoques).

Nesta questão o enunciado diz que a empresa adota o custeio por absorção. Sendo assim, o custo fixo será estocado. Seu impacto no resultado ocorrerá apenas quando houver venda de mercadorias (Custo dos Produtos Vendidos). O examinador pede o lucro igual a zero e não o ponto de equilíbrio (sim, eu sei que no ponto de equilíbrio o resultado é zero, mas tal análise é realizada dentro do método de custeio variável).

Sendo assim, inicialmente vamos calcular o custo de produção pelo custeio por aborção, considerando a produção de 300 unidades no período.

Custo Total Unitário = Custo Variável + Custo Fixo
Custo Total Unitário = R$ 50 + (R$ 12.000 / 300) = R$ 90

A partir disso vamos elaborar a DRE para se chegar ao lucro nulo. Para isso vou utilizar uma quantidade Q de mercadorias vendidas.

Receita de Vendas R$ 200 x Q
(-) Custo dos Produtos Vendidos (R$ 90 x Q)
(-) Despesas Variáveis (R$ 30 x Q)
(-) Despesas Fixas (R$ 6.000)
(=) Lucro ZERO

Assim:

200Q - 90Q - 30Q - R$ 6.000 = R$ 0
80Q = R$ 6.000
Q = 75 unidades

Abraço

Igor Cintra

Continuando nesse tópico apenas para mostrar algo que percebi. Nessa questão novamente a FCC pede o Ponto de equilíbrio porém dizendo novamente que é um custeio por Absorção: https://www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/758366

(aqui em mais um caso como o anterior para ponto de equilíbrio econômico: https://www.tecconcursos.com.br/conteudo/questoes/867087)

Comparando com a questão que tinha mostrado no início da pergunta percebi que há apenas duas diferenças:

1) A FCC já deu o tamanho da produção no primeiro caso (300);

2) Ela não disse explicitamente que queria o Ponto de equilíbrio econômico apenas "deixa implícito" na sua pergunta.

Por causa disso, queria saber se minhas conclusões podem ser levadas para um prova da FCC:

1º) Se ela informar que quer Pontos de Equilíbrio (seja contábil; operacional; financeiro) eu posso assumir e realizar os cálculos como se fosse utilizando o Custeio Variável.
2º) Se ela informa o tamanho da produção pode ser um indício que eu precise verificar o quando de Custo fixo ficará imobilizada no estoque.

Você só vai misturar ponto de equilíbrio e custeio por absorção caso o enunciado mencione isso expressamente, como ocorreu nas duas questões citadas.

Abraço

Igor Cintra

plugins premium WordPress