Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumFórum de perguntas: Contabilidade de CustosQuestão Cespe IMC
Please or Cadastrar to create posts and topics.

Questão Cespe IMC

Professor acho que tive uma confusão de conceitos e queria esclarecer contigo. Minha dúvida surgiu ao resolver essa questão aqui:

Q1) Considerando que uma empresa industrial consuma 60% de sua receita de vendas com seus custos variáveis, possuindo uma margem de contribuição unitária de $ 30, e que essa empresa obtenha um lucro operacional líquido de $ 12.000 com a venda de 10.000 unidades, julgue o próximo item.
 O faturamento dessa empresa é superior a $ 740.000. (Gabarito: Correto).
Antes desta questão eu tinha resolvido e acertado essa aqui:
Q2) Considere que uma empresa tenha obtido receita de vendas de R$ 200 mil ao vender 10 mil unidades de seu único produto, obtendo lucro operacional líquido de R$ 40 mil, antes de dedução do IR. Considere, ainda, que a empresa possua custos e despesas fixas de R$ 80 mil. Com base nessas informações, julgue o próximo item.
O índice da margem de contribuição dessa empresa é igual a 20%. (Gabarito: Errado)
Eu quando li a Q1 tinha entendido que aqueles 60% representariam o Índice de margem de contribuição (como tinha achado na Q2). Porém, fazendo assim eu acabei chegando em um Preço de venda unitário de 50 reais (pois MCu seria 60% do preço de venda). Contudo, o verdadeiro preço de venda é de 75 e na verdade o IMC ficaria em 40%.
Dado isso, minha dúvida seria: O que realmente representa o valor do "Índice de margem de contribuição"?

Kaidi, não sei se captei sua dúvida.

Na Q2 o margem de contribuição é de 40%, veja:

Receita de Vendas R$ 200.000
( - ) Custos e Despesas Variáveis (X)
( - ) Custos e Despesas Fixos (R$ 80.000)
( = ) Lucro Operacional R$ 40.000

Conclui-se, portanto, que os Custos e Despesas Variáveis são de R$ 120.000.

Sendo assim, vamos calcular a Margem de Contribuição Total:

Receita de Vendas R$ 200.000
( - ) Custos e Despesas Variáveis (R$ 120.000)
( = ) Margem de Contribuição R$ 80.000

Veja, portanto, que em termos percentuais a margem de contribuição é de 40%.

Abraço!

plugins premium WordPress