Please or Cadastrar to create posts and topics.

Aula/PDF 1 - Questão 17.(CESPE – Técnico Judiciário – TRE/BA – 2017)

Questão 17. Assinale a opção que apresenta apenas contas patrimoniais de natureza credora.

a) duplicatas descontadas, adiantamento de sócios, reserva estatutária;

b) provisão para férias, capital a integralizar, reservas para contingências

c) adiantamento a fornecedores, reserva legal, ICMS a recolher

d) depreciação acumulada, ações em tesouraria, salários a pagar

e) empréstimos bancários, provisão para créditos de liquidação duvidosa, adiantamento a empregados.

 

Dúvida minha:

Não entendi, porque o senhor considerou o Lançamento Adiantamento de Sócios, como uma conta de natureza Credora e parte do Grupo do Passível Exigível. Até onde eu sei a conta Adiantamento de Sócios é de natureza Devedora (Direito da empresa descontar o Lucro posteriormente a serem distribuídos aos sócios) e pertencente ao Grupo Ativo Circulante.

 

Caso esteja errado, qual base legal ampara essa resposta da questão. Não consegui encontrar e nem entender o raciocínio.

Paulo, Adiantamento a Sócios indica que a entidade adiantou determinado valor aos sócios. Portanto, é uma conta devedora, classificada no Ativo.

Adiantamento de Sócios indica que os sócios adiantaram determinado valor para a entidade. Exemplo: sócios realizando um adiantamento para futuro aumento do Capital Social. Tal valor pode ser considerado no PL ou no Passivo Exigível (se houver alguma possibilidade de devolução de tais valores). É, portanto, conta credora.

Abraço

Igor Cintra

Muito bom professor.

 

Não tinha pensado por esse lado.

 

Obrigado.

plugins premium WordPress