Please or Cadastrar to create posts and topics.

Aula 06 sefaz rs

89. (CESPE – Auditor do Estado – CAGE/RS – 2018) Se, para determinada empresa, o grau de imobilização de capitais permanentes apresenta valor inferior a 1,0, então

A) a participação das aplicações permanentes da empresa em seu ativo total não é relevante.

B) a empresa trabalha mais com capital de terceiros do que com capital próprio.

C) a empresa trabalha mais com recursos de curto prazo do que com recursos de longo prazo.

D) uma parcela dos recursos da empresa aplicados em investimentos de caráter permanente é financiada por dívidas de curto prazo.

E) os recursos permanentes da empresa são insuficientes para financiar suas aplicações de caráter permanente.

Resolução do professor: A imobilização do Patrimônio Líquido, ou Capital Próprio, indica a parcela do Patrimônio Líquido da companhia que está investida no Ativo Imobilizado, Investimentos e Intangível (antigo Ativo Permanente).

𝐼𝑚𝑜𝑏𝑖𝑙𝑖𝑧𝑎çã𝑜 𝑑𝑜 𝑃𝐿 = 𝐴𝑡𝑖𝑣𝑜 𝐼𝑚𝑜𝑏𝑖𝑙𝑖𝑧𝑎𝑑𝑜 + 𝐼𝑛𝑣𝑒𝑠𝑡𝑖𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜𝑠 + 𝐼𝑛𝑡𝑎𝑛𝑔í𝑣𝑒𝑙 𝑃𝑎𝑡𝑟𝑖𝑚ô𝑛𝑖𝑜 𝐿í𝑞𝑢𝑖𝑑𝑜 Assim, se tal índice for superior a 1 o patrimônio líquido não é suficiente para financiar o ativo permanente (pois este é superior àquele). Com isso, certamente parte do ativo permanente está sendo financiado com recursos de terceiros (passivo exigível). Por outro lado, se tal índice for inferior a 1 o patrimônio líquido é suficiente para financiar o ativo permanente. Ou seja, parte do ativo permanente é financiada por recursos de terceiros (de curto ou longo prazo). Com isso, correta a alterativa D

professor,não entendi essa questão.

O cálculo não seria esse?

Imobilização de Capital permanente

Ativo permanente / (Patrimônio Líquido + Passivo não circulante)

Se o índice é menor que 1, então o Ativo permanente é menor que o Capital permanente (Patrimônio Líquido mais Passivo não Circulante).

Nesse caso, o capital permanente é suficiente para financiar o Ativo Permanente e ainda sobra algum valor para financiar o capital de giro.

Portanto, a letra D estaria errada.

Thiago, concordo contigo. A parte final dos comentários ficou péssima. Pela análise realizada a conclusão seria que:

"Por outro lado, se tal índice for inferior a 1 o patrimônio líquido é suficiente para financiar o ativo permanente. Ou seja, parte do ativo permanente não é financiada por recursos de terceiros (de curto ou longo prazo)."

Na época desta prova elaborei um recurso, inclusive. Mas aparentemente não foi aceito pelo CESPE.

Abraço

Aliás, acabei de verificar que o CESPE acabou anulando esta questão!

plugins premium WordPress